Gravidez e Pós-parto

A consulta de nutrição aplicada à gravidez e pós-parto visa a nutrição adequada da grávida, do bebé, e futuramente da lactante caso amamente, bem como a gestão de peso durante a gravidez e o regresso ao peso pré-concepção. Se está a planear engravidar, a consulta pode ser realizada ainda antes da concepção como forma de melhorar os hábitos alimentares da futura mãe e controlar o peso se necessário.

Photoshoot gravidez

 A saúde da criança é, em grande medida, programada durante a vida intrauterina. Durante a gestação, a mulher tem também necessidades nutricionais aumentadas sem que isso signifique que deva alimentar-se "por dois". 

A adequação nutricional é essencial no desenvolvimento do bebé e na saúde materna. A gestão do peso e a prevenção da diabetes gestacional dependem largamente da alimentação da grávida, assim como a minimização da obstipação, azia, refluxo, anemia ou náuseas. É também importante relembrar que, sem prejuízo da suplementação prescrita durante a gravidez, a alimentação deve ser rica em ferro, iodo, ácido fólico, cálcio, vitamina D, entre outros micronutrientes.

Mulher preparando comida

O pós-parto é também um momento de intervenção nutricional essencial, quer pela necessidade em fornecer uma alimentação nutritiva, equilibrada e adequada ao aleitamento, quer pelo desejo em voltar ao peso pré-concepção.

A abordagem da consulta de nutrição na gravidez e pós-parto é individualizada, flexível e tem em conta o trimestre da gravidez em que se encontra, as particularidades de cada mulher, os seus gostos e preferências e o seu quotidiano.

O plano alimentar é totalmente personalizado e adequado às necessidades energéticas e nutricionais, consoante o momento da gravidez ou pós-parto, garantindo o aporte energético e nutricional óptimo ao desenvolvimento do bebe e saúde da mãe.

Uma alimentação rica e equilibrada auxilia não só a saúde da mulher, como também abre o caminho para um parto mais fácil, e para uma recuperação mais rápida e saudável. 

Mãe segurando bebê