• Inês Tavares

Águas aromatizadas - 5 Sugestões para quem bebe pouca água





Com a chegada do Verão, a maioria de nós não ingere água suficiente que compense as perdas aumentadas. A recomendação clássica de ingestão de 1,5L de água por dia pode ser insuficiente dependendo da nossa actividade física, sudorese, etc. Para quem por algum motivo tem dificuldade em beber água elaborei 5 receitas de águas aromatizadas para que ingerir líquidos deixe de ser um problema.

Delicie-se, sem culpa e com saúde.!


Água aromatizada com limão, pepino e hortelã

1l de água lisa;

1 limão pequeno;

1/2 pepino;

3 a 4 folhas de hortelã.


É a água aromatizada mais comummente apreciada! Depois de lavar cuidadosamente todos os ingredientes, fatie o limão e o pepino com casca. O pepino deve ser cortado em fatias muito finas. Adicione-os à água conjuntamente com as folhas de hortelã. Leve ao frio durante 1 a 2 h.


Água aromatizada de toranja e gengibre


1 L de água;

1 toranja;

2 fatias finas de gengibre.


Depois de lavar todos os ingredientes, corte 3 ou 4 fatias muito finas da casca da toranja. Esprema metade da toranja e reserve o sumo. Fatie a outra metade e adicione as fatias de toranja, o sumo e o gengibre a 1L de água. Sirva fresco ou com gelo.


Água aromatizada de maracujá e mangericão


1L de água;

2 maracujás;

2 a 3 folhas de magericão.


Corte os maracujás e retire a polpa com ajuda de uma colher. Macere a polpa do maracujá com com o magericão, adicionando em seguida a água. Beba fresco ou com gelo.


Água aromatizada de framboesas e erva lúcia-lima


1L de água;

50 de framboesas;

1 raminho de erva lúcia-lima.


Macere num almofariz metade das framboesas. Adicione as restantes e o ramo de lúcia-lima a 1L de água. Leve ao frio durante 1h.


Água aromatizada de melancia e hortelã


1L de água;

200 g de melancia;

4 folhas de hortelã.


Corte metade da melancia aos cubinhos e triture ou marece a restante. Num jarro, dissolva a melancia triturada em 1L de água. Adicione os cubinhos de melancia e as folhas de hortelã. Beba bem fresco.


Água aromatizada de morangos com laranja


1L de água;

50 g de morangos;

1/2 laranja.

2 folhas de hortelã


Lave os morangos e corte os em 4 porções. Adicione-os à água conjuntamente com a laranja cortada em rodelas e com a hortelã. Leve ao frio durante 2h.


Água aromatizada de maçã, pêra e canela


1L de água;

1/2 maçã;

1/2 pêra;

1 pau de canela.


Lave a maçã e a pêra e corte-as em fatias finas com a casca. Lave o pau de canela e adicione todos os ingredientes a 1L de água. Leve ao frio pelo menos 2h.




(Os ingredientes podem ser desadequados às suas necessidades).








Imagem via Pinterest



425 visualizações

Copyright © 2020 | Inês Tavares - Nutricionista - 1575N | Todos os direitos reservados