• Inês Tavares

Águas aromatizadas - 7 Sugestões para quem bebe pouca água



Com a chegada do Verão, nem sempre é fácil ingerir água suficiente que compense as perdas aumentadas. A recomendação clássica de ingestão de 1,5L de água por dia pode ser insuficiente dependendo da nossa actividade física, sudorese, etc. Para quem tem dificuldade em beber água elaborei 7 receitas de águas aromatizadas para que ingerir líquidos deixe de ser um problema.



Água aromatizada com limão, pepino e hortelã

1L de água lisa;

1 limão pequeno;

1/2 pepino;

3 a 4 folhas de hortelã.


É a água aromatizada mais comummente apreciada! Depois de lavar cuidadosamente todos os ingredientes, fatie o limão e o pepino com casca. O pepino deve ser cortado em fatias muito finas. Adicione-os à água conjuntamente com as folhas de hortelã. Leve ao frio durante 1 a 2 h.


Água aromatizada de toranja e gengibre


1 L de água;

1 toranja;

2 fatias finas de gengibre.


Depois de lavar todos os ingredientes, corte 3 ou 4 fatias muito finas da casca da toranja. Esprema metade da toranja e reserve o sumo. Fatie a outra metade e adicione as fatias de toranja, o sumo e o gengibre a 1L de água. Sirva fresco ou com gelo.


Água aromatizada de maracujá e manjericão


1L de água;

2 maracujás;

2 a 3 folhas de manjericão.


Corte os maracujás e retire a polpa com ajuda de uma colher. Macere a polpa do maracujá com com o manjericão, adicionando em seguida a água. Beba fresco ou com gelo.


Água aromatizada de framboesas e erva lúcia-lima


1L de água;

50 de framboesas;

1 raminho de erva lúcia-lima.


Macere num almofariz metade das framboesas. Adicione as restantes e o ramo de lúcia-lima a 1L de água. Leve ao frio durante 1h.


Água aromatizada de melancia e hortelã


1L de água;

200 g de melancia;

4 folhas de hortelã.


Corte metade da melancia aos cubinhos e triture a restante. Num jarro, dilua a melancia triturada em 1L de água. Adicione os cubinhos de melancia e as folhas de hortelã. Beba bem fresco.


Água aromatizada de morangos com laranja


1L de água;

50 g de morangos;

1/2 laranja.

2 folhas de hortelã


Lave os morangos e corte-os em 4 porções. Adicione-os à água juntamente com a laranja cortada em rodelas e com a hortelã. Leve ao frio durante 2h.


Água aromatizada de maçã, pêra e canela


1L de água;

1/2 maçã;

1/2 pêra;

1 pau de canela.


Lave a maçã e a pêra e corte-as em fatias finas com a casca. Lave o pau de canela e adicione todos os ingredientes a 1L de água. Leve ao frio pelo menos 2h.




(Os ingredientes podem ser desadequados às suas necessidades).







1,437 visualizações

Copyright © 2020 | Inês Tavares - Nutricionista - 1575N | Todos os direitos reservados