• Inês Tavares

Faça o seu DIÁRIO ALIMENTAR e consciencialize-se do que come

A grande maioria das pessoas não tem consciência do que come em quantidade, mas principalmente em qualidade! Por desconhecimento do conteúdo dos alimentos ou simples auto-engano, há pouca consciência do que se come. Muitas vezes em contexto clínico sugiro um exercício – “O Diário Alimentar”. Durante uma semana a pessoa deve escrever tudo o que come ao logo do dia, incluindo o que bebe, snacks, etc., horários e as porções ingeridas. Não deve omitir nada e muito menos envergonhar-se! Na consulta seguinte, analisamos em conjunto todas as refeições e os alimentos que as compõem. Há sempre surpresas! É frequente as quantidades estarem desadequadas às necessidades para altura, peso, idade e actividade física. Também é comum a ingestão de alimentos ricos em gordura ou açúcar de forma pouco evidente (barritas, bolachas integrais/digestivas, cereais de pequeno-almoço, molhos light …). Não esqueçamos os pecados quase diários que todos nós cometemos, desvalorizando mais aquele biscoito, bolacha ou “Ice Tea”. Poucos ou nenhuns hortofrutícolas e muitos alimentos processados - mais gordura, mais açúcar, mais sal, mais edulcorantes, mais conservantes!




Benefícios do Diário Alimentar:

1) Aprender a controlar a ingestão calórica e as quantidades; 2) Conhecer a composição dos alimentos: energia, nutrientes e aditivos; 3) Identificar episódios ou horários de eventual compulsão alimentar; 4) Identificar eventuais carências nutricionais; 5) Mecanismo muito eficiente de auto-controlo.

Mais que uma ferramenta no processo de emagrecimento, o diário alimentar permite fazer algo muito mais importante: (RE) EDUCAÇÃO ALIMENTAR! Os alimentos não são só energia, isto é, quilocalorias. Conhecer o seu conteúdo é fundamental para fazer escolhas mais informadas. Este exercício é útil a qualquer um de nós, tenha ou não peso a mais. Melhorar a qualidade do que comemos é uma questão de saúde. Aceite o desafio e faça o seu diário alimentar durante a próxima semana!

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