Inês Tavares

Sou licenciada em Ciências da Nutrição pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (2009), Pós-graduada em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar (2011) e Pós-graduada em Nutrição Clínica (2013) pelo mesmo Instituto. Sou membro da Ordem dos Nutricionistas e formadora em Alimentação e Nutrição.

Nutricionista por vocação e por paixão, presto um cuidado de saúde. Não sigo modas, não faço "dietas", não prescrevo suplementos milagrosos. O meu método é simples: Nutrição baseada na evidência e Educação alimentar.

Criei este site e blogue como complemento à minha prática clínica e com a consciência que na era da desinformação e pseudociência, é essencial que os profissionais de saúde das mais diversas áreas se empenhem activamente no esclarecimento de mitos, falsas suposições e falácias que minam a saúde de quem não tendo conhecimentos suficientes para refutar determinadas ideias, é apanhado no pântano das modas e da falsa vanguarda científica. 

A alimentação poderá parecer um assunto "ligeiro", mas se pensarmos que é uma necessidade fisiológica básica do ser o humano e uma das principais responsáveis pela saúde ou doença do mundo moderno, conseguimos perceber a importância da literacia alimentar e nutricional. Quem de algum modo tem o privilégio de se fazer ouvir, deve ter a responsabilidade cívica, ética e profissional (no caso dos nutricionistas) de passar mensagens fundamentadas e razoáveis que influenciem positivamente quem ouve ou lê e a humildade de, olhando para os seus próprios conhecimentos na matéria, ser crítico sobre si mesmo. Rigor e responsabilidade são fundamentais.

Além de artigos de opinião, poderá encontrar muitas sugestões de receitas. Parte dos meus pacientes não sabe cozinhar ou cozinha de forma pouco recomendável. Muitos deixam cair a alimentação diária na monotonia "dos pratos de dieta" e/ou cozinham só para si esses mesmos pratos recusando alimentar-se da "comida da família" . Uma e outra opção não são viáveis a longo prazo, conduzindo o processo de mudança dos hábitos alimentares ao fracasso. Não sendo uma cozinheira sofisticada, posso dar o meu contributo com ideias simples e práticas, que facilitem a gestão de tempo e que permitam que toda a família se alimente da mesma refeição de forma variada e equilibrada.

Defendo que comer bem resulta do equilíbrio entre o conteúdo energético dos alimentos e o seu conteúdo nutricional. Não devemos controlar cegamente calorias esquecendo os nutrientes, mas não podemos cair no erro de ingerir tudo o que é "saudável" sem olhar ao conteúdo energético. Não se pretende que nunca mais coma uma fatia de bolo mas sim que saiba decidir conscientemente quando comer ou não determinado alimento. Jamais seja escravo do que come, mas aprenda a escolher, a pensar criticamente nos alimentos e a comer de forma nutritiva - PARA SEMPRE!

Quanto ao meu trabalho enquanto nutricionista, acredito convictamente que posso ter um papel determinante na sua saúde e qualidade de vida. Mais que prescrever-lhe um plano alimentar, instrumento essencial mas temporário, posso ensiná-lo a comer permitindo-lhe manter resultados e fazer verdadeiras mudanças na sua vida. Por esse motivo, faço da (Re) Educação Alimentar o cerne da minha consulta.

Adoro comer e adoro a minha profissão! Procure-me

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Copyright © 2019 | Inês Tavares - Nutricionista - 1575N | Todos os direitos reservados