top of page
  • Foto do escritorInês Tavares

Smoothie bowls - Tudo o que deve saber


The Blondielocks

Resultam em fotografias lindas no Instagram, têm um aspecto delicioso e estão por toda a parte. Só que nem tudo o que se torna uma tendência é adequado a todas as pessoas! O interesse dos meus pacientes nas famosas bowls também é crescente, o que me levou a escrever este artigo. Passo a explicar.


Uma smothie bowl é uma mistura de frutas congeladas trituradas com uma base líquida ou cremosa. Frequentemente é usada água de coco ou bebidas vegetais em detrimento de iogurte ou leite. A bowl tem facilmente o equivalente a 2, 3 ou mais peças de fruta, e coberturas variadas como sementes, bagas, frutos secos, cereais ou mais fruta. Há também versões com vegetais, mel ou até chocolate. Aparentemente têm muitos ingredientes "naturais" e "saudáveis", antioxidantes e muitos outros nutrientes - o que é absolutamente ser verdade! No entanto, e dependendo da mistura, a bowl pode ser desadequada à pessoa à qual se destina.


Debato-me muito pela ideia que não podemos olhar apenas para o conteúdo energético dos alimentos (repito-o vezes sem conta!), mas sim, ele é muito importante! Não devemos contar (excessivamente) calorias, mas não podemos ser ingénuos ao ponto de pensar que comendo muitos "alimentos saudáveis" sem olhar à quantidade estaremos a proceder correctamente. Tem que haver obrigatoriamente um equilíbrio entre a atenção prestada ao conteúdo energético e ao conteúdo nutricional. Uma grande percentagem dos meus pacientes tem excesso de peso ou é obeso, havendo necessidade de uma maior ou menor restrição calórica.


Dependendo da composição, a bowl pode ser uma verdadeira "bomba" energética! Convido todas as pessoas que estão a ler este artigo, a fazer uma pesquisa rápida de receitas de bowls, principalmente em sites americanos, e confirmar o valor energético das mesmas, 400, 500 ou 600 kcal numa taça. Nada contra se for essa a intenção! As bowls mais equilibradas do ponto de vista nutricional são concentrados de vitaminas e outros nutrientes e podem ser boas opções para desportistas ou em planos alimentares hipercalóricos. Todas as outras pessoas, com excesso de peso ou não, devem estar conscientes do aporte energético presente em uma única refeição e decidir em consciência.




(Sim, a pedido de muitos, há uma receita hiperenergética de bowl de manga e nozes aqui!)


734 visualizações
bottom of page