top of page
  • Foto do escritorInês Tavares

Camarões ao alho (...no forno!) com espargos verdes grelhados




O Verão sabe melhor quando o partilhamos com família e amigos! Como petisquinho num fim de tarde ou como entrada num jantar, esta receita clássica não desilude pelo sabor e simplicidade. Delicie-se, sem culpa e com saúde!



Receita para 4 pessoas


400g de camarão cru descascado limpo;

2 ou 3 dentes de alho grandes esmagados;

1 raminho de coentros frescos;

1/2 limão pequeno;

300 g de espargos verdes;

Sal, pimentão doce e pimenta preta.

5 colheres de chá de azeite (4+1).


Tempere os camarões com os alhos esmagados, sal, pimenta e pimentão doce a gosto. Deixe repousar 15-20 min. Pique os coentros e reserve. Emulsione 4 colheres de chá de azeite com o sumo de 1/2 limão. Num pirex disponha uma folha de papel de alumínio grande. Coloque os camarões no pirex em cima da folha de alumínio, verta a mistura de azeite e sumo de limão sobre os camarões e termine com os coentros picados. Com a restante prata cubra os camarões enrolando as bordas. Deixe o interior largo de modo a que o vapor circule no interior do papelote. Leve ao forno 20 minutos a 200 ºC. Não deixe cozinhar os camarões demasiado tempo pois ficarão duros e com consistência elástica.


Com um pincel de silicone ou similar, pincele uma frigideira ou grelha anti-aderente com 1 colher de chá de azeite. Corte a base dos espargos, tempere com sal e coloque-os a grelhar durante o tempo de confecção dos camarões. Levam muito tempo a grelhar, por isso não deixe este passo para o final da preparação.


Caso deseje, após retirar os camarões do forno, separe-os do molho e enrole-os quentes na prata de modo a não secarem. Pode reduzir o molho em lume médio até 2/3 ou 1/2 do molho inicial. Se assim for, deve ser muito moderado na adição de sal durante o tempero.

Sirva quente com o molho da confecção.





(As quantidades podem estar desajustadas às suas necessidades.)



629 visualizações
bottom of page