• Inês Tavares

Mini Brunch de Domingo - Crepe integral com mozzarella fresco e espargos salteados




Como quase todas as sugestões de mini brunch este crepe integral também pode ser convertido num almoço (tendo o cuidado de ajustar a proteína na refeição em causa ou ao longo do dia dependendo a pessoa). Uso farinha de trigo integral propositadamente. A menos que seja celíaco, não é relevante se a farinha escolhida tem ou não glúten. Já a quantidade de fibra é muitíssimo importante quer na diminuição do índice glicémico, quer na sensação de saciedade. Os alimentos integrais são também mais ricos em micronutrientes. Escolha a farinha que se adequar mais às suas preferências privilegiando as opções com mais fibra. Pode igualmente optar por farinha de trigo comum, incorporando fibra na refeição através de uma salada de espinafre ou agrião, por exemplo.


Delicie-se sem culpa e com saúde!


Informação nutricional por pessoa:


Energia: 341 Kcal;

Proteína: 22,1 g;

Gordura: 15,1 g;

Hidratos de carbono: 25,2 g;

Fibra: 4,2 g.





Receita para 4 pessoas


125 g de farinha de trigo integral (ou com sementes) para pão;

250 ml de leite magro;

1 ovo;

5 g de queijo parmesão ralado, 1 colher de sopa rasa (opcional);

Sal e alho moído.


250 g de queijo mozzarella fresco light, 2 ou 4 queijinhos;

500 g de espargos verdes frescos, 2 molhos;

4 + 2 colheres de chá de azeite;

Sal e pimenta preta.


Corte os espargos em rodelas até meio rejeitando a última porção. No wok anti-aderente salteie os mesmos em 4 colheres de chá de azeite temperados com sal e pimenta preta durante 10 min em lume médio. Não adicione mais azeite.


Quando os espargos estiverem prontos, transfira as partes inteiras para outro recipiente e no mesmo wok adicione às rodelas de espargos o queijo mozzarella cortado em pedaços. Acerte os temperos e reserve quando o queijo estiver derretido e o soro tiver evaporado.


No copo da varinha mágica triture todos os ingredientes da massa cujo volume vai rondar os 400 ml. Pincele o fundo de uma frigideira anti-aderente com o equivalente a 1/2 colher de chá de azeite. Verta 1 concha de massa (100 ml) na frigideira e espere 2 min até que todo o crepe mude de cor e esteja cozinhado. Coloque 1/4 os espargos e queijo em 1/2 crepe e tape com a outra metade. Repita o processo para a restante massa e recheio. Emprate com os espargos inteiros.




(As quantidades podem estar desadequadas às suas necessidades).











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