Sou assumidamente comodista! Compro já preparado tudo o que considere adequado. Como praticamente todas as outras pessoas, não disponho de muito tempo rotineiramente para pratos muito elaborados, 20-30min é a média gasta na confecção de um prato. Descobri recentemente estas espetadas já preparadas prontas a ir para a grelha, nas versões salmão com lulas ou salmão com atum. Ficaram maravilhosas com arroz basmati de amêndoas e com uma salada fresca de tomate-cereja... Delicie-se, sem culpa e com saúde!
Receita para 2 pessoas:
2 espetadas pequenas de salmão e lulas (cerca de 120 g de pescado por pessoa);
1/2 a 3/4 de um copo de arroz basmati cru, 35 a 70g;
30 g de amêndoas peladas;
1/2 cebola;
12 tomates-cereja, 500g;
3 colheres de chá de azeite.
Sal e pimenta.
Molho para 2 pessoas:
2-4 colheres de chá de azeite;
2-4 colheres de chá de vinagre balsâmico;
1 colher de chá de mel (opcional);
Sal q.b.
Ponha as amêndoas a tostar no forno a 220º durante 10 min no modo "ar seco" (com a ventilação desligada). Pique a cebola e refogue-a em 2 colheres de chá de azeite. (Não adicione mais gordura!) Quando a cebola estiver transparente, adicione as amêndoas torradas e tempere com sal. Continue a mexer em lume brando, junte o arroz e deixe refogar. Por último, adicione a água (240 - 300 ml), ou seja, o dobro do arroz. Tape e deixe cozinhar lentamente, mexendo de vez em quando até enxugar toda a água.
Coque uma colher de chá de azeite no grelhador e espalhe com um pincel de silicone ou com papel de cozinha. Tempere as espetadas com sal e pimenta, e grelhe lentamente em lume brando cerca de 12-16 min (3-4 min de cada lado). Não deixe o peixe grelhar demasiado tempo ou a temperatura muito elevada sob risco de ficar seco.
Corte o tomate cereja e rejeite as sementes. Numa pequena taça, emulsione todos os ingredientes do molho. Emprate a espetada com uma porção generosa de tomate e com o arroz de amêndoas segundo as suas necessidades. Termine com o molho sobre o peixe e sobre o tomate.
(As quantidades podem estar desajustadas às suas necessidades).
Comentários