top of page
  • Foto do escritorInês Tavares

Espinafre salteado em vinagre balsâmico


Imagem: Crunchy Creamy Sweet

Apesar de amante de saladas frias, o Inverno pede mais que a monótona salada de alface e tomate. Por esse motivo vou partilhar 3 receitas rápidas de vegetais salteados, assados e estufados! A primeira é inevitavelmente espinafre salteado! Na consulta noto que há tendência para comer sempre alface ou tomate ou em alternativa legumes cozidos, o que não deixa de ser óptimo. No entanto, e como estes devem estar presentes em todas as refeições, pode ser muito repetitivo. Quando se tenta fugir ao básico surgem receitas elaboradíssimas e pouco exequíveis para a loucura do dia-a-dia culminando a vontade de mudar no clássico "Não tenho tempo"! As alternativas devem ser rápidas, pouco sofisticadas e fáceis! Receita de 10 min! Vamos a isto!


Receita para 2 pessoas


250g de espinafre em folha fresco (2 sacos) ou uma embalagem de espinafre congelado;

1 cebola média;

2 dentes de alho;

4 colheres de chá de azeite;

Sal, pimenta, pimentão doce, vinagre balsâmico.


Se optar por espinafre congelado, coloque-o em água a ferver durante 5 min. Pique a cebola e os alhos e refogue-os na frigideira ou wok anti-aderente em 4 colheres de chá de azeite (NÃO ADICIONE MAIS AZEITE!*). Tempere com sal, pimenta e pimentão. Quando a cebola estiver transparente adicione o espinafre escorrido ou as folhas de espinafre fresco (1/4 de cada vez até perderem volume). Salteie durante 2 a 3 min e no final adicione vinagre balsâmico a gosto. Mexa até o vinagre enxugar, rectifique os temperos e sirva quente.


Sugestão: Pode adicionar pinhões ou nozes picadas tendo em conta que os frutos secos são muito calóricos. Pode ainda tornar este salteado um prato completo adicionando peito de frango grelhado cortado em tiras e cuscuz, massa ou quinoa segundo as suas necessidades.


*O azeite é uma óptima gordura, mas não deixa de ser uma gordura. Não adianta comer mais hortícolas para "emagrecer" e adicionar demasiado azeite. E acredite que só temos noção do que é "um fio de azeite" quando começamos a dosear!






(As quantidades podem estar desadequadas às suas necessidades.)




834 visualizações
bottom of page