top of page
  • Foto do escritorInês Tavares

Massa quente de tomate seco e mozzarella



Sábado passado choveu e acordei a precisar de conforto. (O meu "alimento conforto" é massa! ) Achei que uma pasta quente ia bem com um dia quase de Outono... Para quem está a franzir o sobrolho por achar absurdo que um prato de massa possa ser uma boa opção, é necessário esclarecer que a massa é um alimento tão incompreendido como o pão. O grande problema prende-se com a quantidade que normalmente é excessiva à pessoa à qual se destina! Em segundo lugar a maioria das massas tem natas ou molhos com muito azeite! Se aprender a confeccionar versões com pouca gordura e ingerir a quantidade certa, as pastas passam a ser refeições equilibradas e até adequadas a quem tem excesso de peso (dependendo sempre da "margem" energética nas necessidades diárias).


Apesar do meu prato estar cheio (era de sopa!), quando preparar esta receita e empratar num prato comum, vai perceber que não é o típico prato cheio de massa porque essa quantidade de hidratos de carbono é desadequada a 90% das pessoas. As quantidades, de resto, são sempre relativas porque todas as pessoas têm diferentes necessidades. A quantidade é algo que só o seu nutricionista poderá dizer com rigor.*


Alerto especialmente quem tem excesso de peso e/ou é sedentário a não encher o prato ou colocar mais azeite, sob risco de transformar uma refeição equilibrada numa "bomba calórica"!


Delicie-se, sem culpa e com saúde!



Receita para 2 pessoas


100-110g de tagliatelle cru ou outra massa, cerca de 6 colheres de sopa de massa cozinhada por pessoa;*

4 chalotas, cerca de 150g;

100 g de tomate seco;

1 dente de alho moído;

50g de rúcula ou espinafre baby leaf, 2 mãos cheias;**

200 g de queijo mozzarella light fresco;

4 a 6 colheres de chá de azeite;***

Sal, pimenta preta e manjericão seco.


Coza a massa em água fervente com sal cerca de 9-11 min. Descasque as chalotas e lave o tomate seco eliminando o azeite da conserva. Moa o dente de alho e corte as chalotas e o tomate seco em tiras e o queijo em cubos grandes. Num wok anti-aderente refogue as chalotas até ficarem moles. Adicione o sal, a pimenta, o alho e por último o tomate e salteie 2 min. Junte a rúcula ou o espinafre e por último o queijo mozzarella e a massa cozida. Envolva bem e sirva quente com manjericão.


Notas:

* Pode fazer a mesma receita considerando 35 g de massa crua por pessoa (4 colheres de sopa de massa cozinhada) e não 52,5 g dependendo das suas necessidades.

** A rúcula ou o espinafre equivalem a 1/2 prato de verduras por pessoa apesar de perderem volume por serem salteados com a massa.


*** Meça a quantidade de azeite! "Um fio de azeite" é algo meramente subjectivo. Vai comprovar como pode comer pratos muito saborosos com pouca gordura.






(As quantidades podem ser desadequadas às suas necessidades.)






1.312 visualizações
bottom of page