• Inês Tavares

Peitos de frango com crosta de sésamo e molho de dois ingredientes


(Receita para 2 pessoas)


2 peitos de frango de 120 a 150g cada.

2 colheres de sopa de sementes de sésamo.

2 a 4 colheres de chá de azeite.

1 dente de alho pequeno.

Sal e pimenta preta.


Limpe todas as peles e gorduras visíveis e corte longitudinalmente os peitos de frango de modo facilitar a confecção. Tempere com sal, pimenta preta e alho moído fresco ou em pó e deixe repousar idealmente 30 min.


Numa frigideira anti-aderente coloque 1 a 2 colheres de chá de azeite por peito de frango que vá cozinhar e com um pincel de silicone espalhe bem.


A medição é essencial para dosearmos a quantidade, principalmente se tiver excesso de peso. O azeite é uma óptima gordura, ainda assim é necessária muita moderação! Não se preocupe se não conseguir ver o azeite! Este passo serve apenas para que a carne não agarre e fique mais tostada por fora. Não queremos fritar o frango!


Coloque o (s) peito (s) de frango na frigideira e deixe cozinhar 3 a 5 min em lume brando de um lado e do outro. Reserve.


Na mesma frigideira coloque as sementes de sésamo a torrar. Quanto as sentir “pegar” (o aroma vai alertar para isso!) coloque os peitos de frango um a um no sésamo de ambos os lados. Se tiver dificuldades coloque com a ajuda de uma colher ou espátula o sésamo torrado directamente no frango e pressione (acabo sempre por fazê-lo!).


Numa tábua de cozinha corte o peito de frango e de seguida emprate com o molho.


Sirva com uma salada verde e eventualmente com uma fonte de hidratos de carbono nas quantidades adequadas às suas necessidades.



Molho de tomate seco e iogurte natural


1 iogurte natural.

3 a 4 pedaços de tomate seco em conserva.

Sal e pimenta.


No copo misturador coloque um iogurte natural e o tomate seco muito bem escorrido. Tempere com sal e pimenta a gosto e triture a mistura. Se gostar de um molho mais líquido está pronto a servir. Se preferir de um molho mais espesso coloque no frigorífico durante 1h. Esta última opção também é óptima quando pretendemos que seja servido como paté!


Delicie-se sem culpa e com saúde!







(Jamie Oliver inspired!)


619 visualizações

Copyright © 2020 | Inês Tavares - Nutricionista - 1575N | Todos os direitos reservados