• Inês Tavares

Pernas de pato assadas com tomilho e laranja




É bom variar! Comer consecutivamente frango ou peru pode ser muito monótono, no entanto o pato apesar de ser uma ave é muitíssimo gordo! Há inclusive porções do porco mais "magras" que pato. É por isso que conhecer a constituição dos alimentos, pensar criticamente e fazer escolhas conscientes é tão importante. O pato não está excluído de uma alimentação equilibrada, tal como a carne de vaca ou porco, interessa a porção a ingerir e o modo de preparação e confecção. Escolhi pernas de pato e não o pato inteiro porque facilita a preparação como poderá ler na receita.


Receita para 2 pessoas:


2 pernas de pato frescas ou congeladas;

1 laranja grande;

1 colher de chá de mel (opcional);

1 dente de alho;

4 colheres de chá de azeite;

Sal, pimenta preta e tomilho seco.


Atente no interior da coxas do pato e remova a porção de gordura acumulada neste local. Grande parte da gordura das pernas é removida neste passo. Depois, com a ajuda da faca, "descole" cuidadosamente a pele da coxa e posteriormente da perna sem chegar a remover totalmente a pele das pernas do pato. Remova todas as gorduras do músculo e eventualmente a gordura acumulada em algumas zonas do interior da pele. Volte a cobrir o músculo do pato já limpo com a pele.


Coloque as pernas de pato num pirex e tempere com sal, o dente de alho moído e pimenta preta.


Corte a laranja ao meio e reserve duas rodelas finas da mesma. Esprema as metades que restaram e emulsione o sumo de laranja com 2 colheres de chá de azeite e 1 colher de chá de mel (opcional). Se tiver dificuldade, aqueça ligeiramente no microondas.


Verta a mistura sobre as pernas do pato e finalize com o tomilho seco e com a laranja.


Leve ao forno tapado com prata a 210-220ºC, 30 a 40min. A meio da confecção vá vertendo o molho sobre as pernas. Perto do final retire a prata, verta mais molho do pirex sobre as pernas e pincele a pele com 2 colheres de chá de azeite. Não adicione mais gordura. Leve mais 10 a 15 min ao forno a 220ºC de modo a corar a pele.


Sirva quente sem o molho adicionando apenas uma pequena porção no prato.






(As porções podem estar desadequadas às suas necessidades.)


0 visualização

Copyright © 2020 | Inês Tavares - Nutricionista - 1575N | Todos os direitos reservados