• Inês Tavares

Salmão no papelote em cama de alho-francês



Tento deixar claro a cada consulta que não deve limitar-se a cozidos e grelhados, comida de "dieta" (palavra que detesto...) ou a cozinhar só para si. Não comer a "comida da família" é um passo até ao falhanço total! Lembre-se que o plano alimentar pode durar uns meses mas comer bem deve ser para a vida!

É claro que os menus familiares devem ser equilibrados, variados e ricos nutricionalmente. O ideal é que todos comam o mesmo prato, principalmente os mais novos que devem desde cedo ser estimulados a comer alimentos saudáveis. Confeccionar pratos equilibrados e saborosos que sejam do agrado de toda a família deve ser o seu objectivo. Aprenda simplesmente a comer e nunca mais fará "dieta"! Esta receita é ideal para esse fim... Delicie-se sem culpa e com saúde!


Receita para 4 pessoas


4 lombos de salmão (4 x 125g)

2 talos grandes de alho-francês (350g)

1 cebola doce grande (200g)

2 dentes de alho moídos

6 colheres de chá de azeite

Sal e pimenta preta


Disponha uma folha de papel de alumínio com cerca de 80 a 90 cm num pirex grande.

Corte em rodelas os alhos-franceses e a cebola doce e "desmanche" os aros antes de temperar. Coloque-os dentro do recipiente com um dente de alho moído e tempere com 6 colheres de chá de azeite, sal e pimenta a gosto. Não coloque mais azeite. Envolva com os dedos ou com uma colher.


No topo disponha o salmão temperado com sal, pimenta e 1 dente de alho esmagado. Não adicione mais azeite ao salmão. Este é um peixe gordo e por isso naturalmente possui elevada palatabilidade não necessitando de mais gordura.


Com a restante folha de papel vegetal, embrulhe dobrando os bordos em toda a sua extensão. Leve ao forno (convector) a 180ºC durante 20 a 25 min. Não cozinhe o salmão por demasiado tempo ou a temperatura muito elevada pois ficará seco.



Após a confecção abra o papel vegetal imediatamente antes de servir e acompanhe com ervilhas cozidas, batata doce assada ou arroz selvagem.


As porções de todos os alimentos devem ser adequadas às suas necessidades.


292 visualizações

Copyright © 2020 | Inês Tavares - Nutricionista - 1575N | Todos os direitos reservados