• Inês Tavares

Smoothie de frutos vermelhos com aveia



Na consulta tenho ouvido por parte dos meus pacientes repetidamente a mesma frase: Quando está muito calor não me apetece comer nada ao pequeno-almoço. Só bebo um iogurte ou sumo porque é fresco e líquido... Um iogurte líquido para quem vai enfrentar um dia de trabalho, dependendo da actividade e de quando voltará a comer, é manifestamente insuficiente.


Durante a noite, as reservas de hepáticas de glicogénio foram gastas, isto é, o seu organismo não dispõe de "alimento" para os tecidos que só metabolizam glucose. Nesta situação, é "destruída" massa muscular como forma de disponibilizar aminoácidos que são posteriormente transformados em glicose. Quando não toma um pequeno-almoço adequado está directamente a hipotecar massa muscular, péssimo para qualquer indivíduo tenha ou não excesso de peso, seja ou não desportista.


O smoothie ou simplesmente batido, é uma óptima forma de fornecer todos os nutrientes para começar bem o dia num alimento fresco e líquido. Um lácteo, fruta e uma fonte de hidratos de carbono em estado líquido para quem por algum motivo não consegue comer sólidos pela manhã.


Caso necessite de se sentir muito saciado e de porções de comida maiores, não aconselho que beba batidos. Alimentos sólidos e a necessidade em mastigar proporcionam uma sensação de saciedade muito superior à que é sentida bebendo um alimento líquido. Se tem muito apetite e precisa de quantidade, esta não é a opção certa para si.


Delicie-se sem culpa e com saúde!


Receita para 1 batido


240 ml de Leite magro ou 1 iogurte líquido magro;

3 colheres de sopa de flocos de aveia integral;

4 morangos e 6 amoras, cerca de 100g;


No copo misturador, demolhe a aveia no leite gelado durante 10 min. Se pretender um batido mais energético prefira leite M/G e adicione mais aveia, por exemplo o dobro, e/ou sementes de chia ou linhaça. Mel em planos de hiperenergéticos e/ou em desportistas também pode ser uma opção. Junte os frutos e triture com a varinha mágica. Terá um volume próximo de 400 ml. Consuma de imediato.


(As quantidades podem ser desadequadas às suas necessidades).



426 visualizações

Copyright © 2020 | Inês Tavares - Nutricionista - 1575N | Todos os direitos reservados