top of page
  • Foto do escritorInês Tavares

Sopa: Uma das melhores formas de ingerir Hortícolas!

Em prática clínica estimulo veemente o consumo de sopa. Não sendo a única forma de ingerir legumes, é sem dúvida uma das melhores! Duas conchas de sopa fornecem em média cerca de 150g de hortícolas. Pobres do ponto de vista energético, isto é em Kcal, os hortícolas são no entanto, riquíssimos em micronutrientes principalmente vitaminas.

O consumo de hortícolas em quantidade suficiente é essencial a qualquer faixa etária e em ambos os sexos. A maioria dos indivíduos não consegue ingerir no segundo prato a quantidade de hortícolas necessária à satisfação das necessidades diárias, sendo por isso uma das melhores formas de consumir legumes.

Quem se encontra a cumprir um plano alimentar que vise a perda de peso, tem na sopa uma opção pouco energética, muito nutritiva e muito saciante. Por outras palavras, ao iniciar uma refeição com sopa “ocupará” grande parte do volume gástrico com um alimento pouco energético.

Devo alertar que sopa é, por definição, um caldo ou creme de legumes. Assim, canja, açorda ou consommé não são sopas!

A utilização de batata na sopa dependerá das suas necessidades energéticas. Estas variam de acordo com a altura, idade, sexo e actividade física. Pode utilizar alguma batata se tiver margem energética para tal.

Além da batata podem (e devem!) ser acrescentadas leguminosas, tornando o caldo ou creme numa “sopa rica”. O consumo das mesmas deve ser adequado às necessidades, principalmente em quem deseja emagrecer.


279 visualizações
bottom of page